Uncategorized

EPI – Sim, nós usamos

Em algumas das nossas fotos por aí percebemos uns comentários do pessoal elogiando o nosso uso de EPIs. EPI é a sigla de Equipamento de Proteção Individual, nome dado a quaisquer meios e dispositivos para segurança destinados a proteger uma pessoa de riscos a sua saúde durante o exercício de uma determinada atividade.

Os itens variam de acordo com a atividade. Numa marcenaria / tapeçaria compõem o conjunto de EPIs recomendados:

–  óculos de segurança. Esse é de usar o tempo INTEIRO. Várias vezes algo bate na lente do nosso óculos e agradecemos ele estar ali justamente pra isso: impedir que batesse no nosso olho. E pessoal… todo mundo sempre pensa na serra e fica com aquele arrepio quando falamos de óculos. Mas uma simples broca que quebre na furadeira pode voar no olho, ou um pedaço de agulha da máquina de costura. Uso obrigatório e contínuo!

– protetor auricular. Esse até pode deixar de ser usado dependendo do nível de ruído na oficina, qual máquina está sendo usada e etc. Porém, quando a lixadeira canta por aqui… é protetor nas orelhitas na certa!

– máscaras. Pode as vezes não soar como tão necessárias como os óculos, mas não são só os produtos químicos que lidamos, como cola de contato e thinner que irritam o nariz. O pó, que a todo momento sobe na nossa atividade, não é nada bem-vindo nas nossas narinas.

– bota de segurança. Uma chapa de MDF de 18 mm pesa entre 60 a 70 kg. Ninguém curte levar esse leve peso esmagando um dos coitados dos dedos do pé. Chinelos quando carregar peso… NEM FERRANDO, ok?

– touca de cabelo. Aqui, apesar de sermos garotas, os cabelinhos são muito curtinhos o que dispensa o uso desse EPI. Mas rabo de cavalo não é pra ficar dançando lindamente perto de máquinas que cortam, giram e prendem facilmente uma cabeleira.

– luvas. Essa é controversa: não devem ser usadas pra manusear uma serra, pois limitam a sensibilidade dos dedos, mas são muito recomendáveis pra carregar peças pois os cantos das chapas muitas vezes ficam bastante cortantes.

Entristece saber que na atividade de marcenaria e tapeçaria eles nem sempre são usados, as vezes nenhum dessa nossa lista. Aqui na Lumberjills a gente sempre procura se arrumar com os nossos antes mesmo de pisar na oficina. Fazemos o que amamos e por isso queremos estar inteiras, sãs e salvas para poder exercer nosso ofício sempre. Chorar o leite derramado não faz a nossa cabeça.

Bom feriado galera!