Fernanda Sanino e Leticia Piagentini largaram seus empregos em uma multinacional para fazer móveis e mostram que marcenaria também é coisa de mulher
Um caminhão chega na porta da marcenaria Lumberjills, em Santo André – SP, e é recebido pelas funcionárias Fernanda Sanino, 31 anos, e Leticia Piagentini, 32. Para a surpresa dos fornecedores, que instintivamente pedem para que as moças chamem os marceneiros da empresa, são elas quem os ajudarão a descarregar o material. E também serão elas a transformar toda aquela madeira em sofás, mesas, cabeceiras, camas, penteadeiras e uma infinidade de móveis.
A Lumberjills surgiu em 2014, quando as amigas paulistanas descobriram a paixão pela marcenaria e decidiram abandonar a multinacional, onde trabalhavam como gerentes de vendas. Mesmo sabendo que o setor ainda é dominado por homens, abriram o negócio sem medo. “As pessoas se surpreendem até hoje. É um mercado muito machista, mas a gente entrou de cabeça”, diz Fernanda.
Do descarregamento do caminhão à produção ou restauração de móveis, tudo é feito por elas. Fernanda comenta que marcenaria é, sim, um trabalho que exige força – mas cada vez menos. “Hoje, temos tecnologia suficiente para não precisar carregar tanto peso. Mas, quando precisa, a gente carrega. Tem até material que eu levanto e meus amigos nem conseguem”, brinca.
Agora com dois anos, o empreendimento vai melhor do que nunca. Segundo Leticia, a procura pela Lumberjills tem sido grande por casais interessados em fugir dos móveis planejados convencionais. “Nossos produtos são criativos e fora da caixa”, ela explica. Outro diferencial da empresa são os móveis infantis alinhados à metodologia montessoriana, que propõe a criação de um ambiente que estimule as capacidades e a criatividade da criança através de peças que tem não ultrapassem a altura delas.
Os preços da marcenaria variam de R$100 por um quadro porta-rolhas, que está entre os produtos mais vendidos, passando por puffs de R$400, até cabeceiras de cama personalizadas, por R$3 mil. Todos os móveis são criados de acordo com o gosto do cliente. “As pessoas têm acesso ao Pinterest e querem levar isso para a vida real, mas com preço justo. Fazemos isso!”, conta Fernanda.
Vai lá: Lumberjills; (11) 4474-2978.
Por: Nyle Ferrari para Revista TPM.
Link para artigo original: clique aqui
Relacionado