Móveis cheios de personalidade para a geração Pinterest.
Se eu tivesse que definir o trabalho da Lumberjills em uma frase, seria essa.
Com peças charmosas e criativas, a santista Fernanda Sanino e a amiga Letícia Piagentini entraram de cabeça em um mercado geralmente considerado masculino: a marcenaria.
Depois de trabalharem juntas em grandes empresas – Fernanda se formou em Hotelaria e a sócia, em Turismo -, elas uniram a paixão por trabalhos manuais artísticos com a vontade de empreender.
Nesse processo, se apaixonaram pelo design de móveis e pelas possibilidades que ele oferece.
Fizeram cursos de desenho de mobiliário para aprender a projetar. Mas faltava alguma coisa. O negócio delas era colocar a mão na massa, mesmo sabendo que poderiam enfrentar olhares enviesados de fornecedores, concorrentes e até mesmo da própria família. “Nossas mães relutaram em nos ver como marceneiras”, contam, em entrevista que fizemos com a dupla por Skype.
As meninas da Lumberjills se completam: Fernanda fica mais envolvida com a parte criativa e Letícia prefere montar. E ambas adoram buscar inspirações online para colocar em prática ou mesmo mostrar para os clientes.
Fernanda curte trabalhar com madeira natural e composições com tecidos em capitonê, por exemplo. Já Letícia ama fazer tapeçaria em cabeceiras, bancos e poltronas, além de preferir a versatilidade e o preço amigo do compensado.
“Para nós, tudo é inspiração. Mas enxergamos o futuro com um pé no passado”, explica Letícia.
Para elas, “mandar fazer um móvel”, como uma cama, é a oportunidade de ter algo personalizado e aproveitar melhor os espaços das moradias. “É muito gostoso lidar com a energia das casas e a realização do sonho de um cliente, como um quarto de bebê, por exemplo”.
Projetos
O ateliê da Lumberjills fica no ABC paulista. Elas já fizeram alguns projetos em Santos e querem atender outros clientes da Baixada Santista.
Elas recentemente saíram na revista TPM nessa matéria super legal.
Em breve, elas querem ter mais peças em pronta entrega, como banquetas, bancos e porta-rolhas. No futuro, pretendem gravar vídeos para ensinar o caminho das pedras para mulheres que, como elas, também não querem depender de alguém para dominar uma parafusadeira ou montar uma estante, por exemplo.
Para falar com elas, basta enviar uma mensagem no Facebook da Lumberjills ou por e-mail para lumberjills.sp@gmail.com.
Por: Flávia Saad para JuicySantos
Link para artigo original: clique aqui